Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Vitrine Tecnológica do IFPA
Início do conteúdo da página

Vitrine Tecnológica do IFPA

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 11h55 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 11h04 | Acessos: 9895

Índice de Artigos

A Vitrine Tecnológica é uma publicação anual da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Pará. Clique nas imagens abaixo para ver a versão online das publicações. 

 

Vitrine Tecnológica - ANO I, Nº 1

 

Vitrine Tecnológica, ano II, nº2

 

Vitrine Tecnológica, ano III, nº3


Vitrine Tecnológica do IFPA – Normas de publicação no catálogo eletrônico de tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Da finalidade

A Vitrine Tecnológica do IFPA é uma publicação semestral da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação em formato de catálogo eletrônico que visa dar visibilidade à produção tecnológica e à inovação desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. A intenção é tornar públicas as pesquisas e seus produtos para possibilitar transferência de tecnologia para a sociedade e possíveis parcerias entre os pesquisadores e o setor empresarial.

Dos textos

Os textos são breves relatos sobre tecnologias que devem conter as seguintes informações: Área do conhecimento a que pertence à tecnologia, nome dos Pesquisadores inventores, Descrição, Uso e Aplicação, e Diferenciais. Os relatos são resultados de pesquisas desenvolvidas no IFPA e que são encaminhadas ao Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT para realização de cadastro e proteção das mesmas. Os relatos devem ser inéditos, de responsabilidade de seus autores e enviados conforme as regras estabelecidas pela Vitrine Tecnológica do IFPA.

Sobre os tópicos

A Descrição deve conter uma breve apresentação da tecnologia e de seu desenvolvimento de no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. Em Uso e Aplicação, os autores devem relatar, em no mínimo 150 e no máximo 250, a aplicação pedagógica, social e/ou mercadológica da tecnologia bem como o impacto da mesma em relação ao seu público-alvo. Em Diferenciais, os autores devem destacar os pontos que tornam a tecnologia única e inovadora em no mínimo 100 e no máximo 200 palavras.

Do formato dos relatos

Os textos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em arquivo digital, editados no software de textos Microsoft Word ou equivalente, versão 97-2003 (DOC), no formato A4, observando as seguintes indicações: margens esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm; os parágrafos devem ser justificados; recuo da primeira linha em 2 cm da margem esquerda; espaçamento um e meio (1,5 linha) entre linhas. A fonte a ser utilizada é a Arial, tamanho 12, exceto as legendas das imagens que devem estar em (Arial, 10).

Do formato das imagens

Caso o relato contenha tabelas, gráficos e imagens, estes também devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em arquivo digital à parte (fora do texto), com resolução mínima de 300 dpi, no formato JPEG ou TIFF, e com autorização dos detentores de direitos autorais para uso das imagens, quando estas não forem do próprio autor ou não estiverem em domínio público.

Imagens que não atendam as especificações técnicas serão eliminadas do projeto com o intuito de manter os critérios de qualidade da Vitrine Tecnológica. O relato deve conter obrigatoriamente 2 (duas) imagens seja tabela, gráfico, ilustração ou fotografia.

Do termo de autorização

Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, de acordo com a Lei Federal nº 9.610/98, o autor da produção ao submeter o relato à Vitrine Tecnológica libera automaticamente os direitos de publicação do relato, disponibilizando gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, a produção submetida para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação.

 Do vínculo Institucional

É imprescindível que pelo menos um pesquisador associado à pesquisa que deu origem a tecnologia descrita no relato seja docente, discente ou técnico administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Da apreciação dos textos

Os relatos submetidos à Vitrine Tecnológica do IFPA serão apreciados pelo Conselho Editorial da Publicação e Pelo Comitê de Propriedade Intelectual e Inovação do IFPA, a quem cabe o parecer recomendando ou não a publicação. Os relatos podem ser aprovados, aprovados com ressalva ou reprovados. Os relatos aprovados com ressalvas serão reenviados para seus autores para que sejam feitas as possíveis correções.

Os textos podem sofrer pequenas edições e alterações sem que isso prejudique o sentido e que visam adaptá-lo às páginas do catálogo.

Do Processo de Avaliação

As produções são avaliadas em duas etapas: segundo o atendimento aos critérios técnicos aqui estabelecidos e posteriormente em relação à originalidade, relevância do tema, contribuição para o conhecimento na área. Depois de aprovado, o texto passará por aconselhamento editorial, normalização, revisão ortográfica e gramatical.


Conselho Editorial

Ana Paula Palheta Santana
Luane Barros
Saulo Rafael Silva e Silva


Contato

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, localizada Av. João Paulo II, 514 - Castanheira, Belém - PA, 66645-240.
Telefone: (91) 93854788

Fim do conteúdo da página
-->