Quarta, 12 Mai 2021 18:48

Sobre o programa - Histórico

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) - Campus Castanhal

Histórico do programa

O Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA), foi aprovado pela CAPES em 2012, sendo a primeira turma foi ofertada em 2013, construído a partir da construção de cooperação institucional entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal, a Universidade de Alicante/Espanha, Universidade Federal do Pará e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), visando atender as demandas dos Empreendimentos Agroalimentares na área da produção e gestão, assim como, a ausência de profissionais qualificados nesta área na Amazônia. Em 2015, associa-se a este processo de parceria a Le Mans University/França e em 2018 a Universidade Trás-os-Montes/Portugal, fortalecendo o caráter internacional do Programa, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ e a Universidade de São Paulo / USP. O PPDRGEA tem também parcerias com diversas Cooperativas de produção e processamento agropecuário e associações de agricultores familiares e povos de comunidades tradicionais da Amazônia, possuindo forte inserção na realidade regional.

O programa conta com docentes do IFPA, que são membros de 08 (oito) Núcleos e/ou Grupos de Pesquisa das diversas áreas de conhecimento e docentes de e de Instituições parceiras, estreitando a inter-relação com outros grupos de pesquisa, favorecendo a interdisciplinaridade. O PPDRGEA é um programa profissionalizante na Área de concentração: DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES e reconhecido pela CAPES da Área de Conhecimento - INTERDISCIPLINAR e Área básica - MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS AGRÁRIAS, atualmente conta com turmas de Mestrado. Porém, em 2020 aprovou o curso de doutorado, e está aguardando a Portaria do MEC para abrir processo seletivo para a primeira turma.

Última modificação em Quarta, 12 Mai 2021 18:48