Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Submissão de livros
Início do conteúdo da página

Submissão de obras à Editora do IFPA

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 15h05 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 13h58 | Acessos: 4417

A Editora do IFPA integra a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e se localizada na Reitoria do IFPA, Avenida João Paulo II, número 514 – Bairro: Castanheira – CEP: 66645-240 – Belém/PA. Horário de funcionamento: Das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta.
Compete à EdIFPA editar ou coeditar, publicar e divulgar trabalhos relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à pós-graduação e à inovação produzidos por docentes, técnicos administrativos, discentes e membros de grupos de pesquisas ativos do IFPA, além de membros externos. A Editora tem competência sobre o mérito, o exercício e a gestão dos projetos de publicação no âmbito do IFPA.
Como editora universitária priorizará propostas de obras acadêmicas, individuais ou coletivas, de qualquer área de conhecimento ou transdisciplinares, que atendam a sua política editorial, que preencham os pré-requisitos definidos aqui e que sejam julgadas relevantes por seu Conselho Editorial.
Assim, a Editora é responsável pela editoração e publicação de livros impressos, e-books, revistas científicas, entre outras publicações, além de oferecer serviços editoriais, como emissão de ISBN e ISSN, para as publicações do IFPA.

 

Como as obras são submetidas?

Os originais devem ser encaminhados obedecendo sempre as linhas editoriais e especificações técnicas descritas no Guia do Autor . Os originais deverão ser enviados para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não serão consideradas propostas enviadas por e-mail, processo ou memorando. 

As propostas enviadas à EdIFPA serão consideradas materiais originais, isso é, a versão final do autor ou organizador. Desta forma, devem ser evitadas posteriores supressões, alterações ou acréscimos, que não sejam decorrentes de revisões propostas pela editora.

 

Existe algum Edital ou Chamada aberta?

A EdIFPA lança chamadas anualmente para publicação de obras impressas e e-books sempre procurando atender à demanda institucional e às orientações aprovadas pelo Conselho Editorial. Desde o ano de 2019, o Conselho Editorial da EdIFPA aprovou a submissão em fluxo contínuo. Isso quer dizer que a Editora vai receber originais em qualquer das Linhas Editoriais aprovadas pelo Conselho durante o ano todo.

 

Quais são as linhas Editorais?

As linhas editoriais representam o tipo de publicação que poderá ser submetida à EdIFPA e são aprovadas pelo Conselho Editorial e têm como objetivo atender aos interesses e à produção acadêmica do IFPA, promovendo sempre o conhecimento tecnológico, científico, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e a inovação. A disponibilidade de cada linha editorial dependerá da demanda institucional e das deliberações do Conselho Editorial.

1. Acadêmica: Textos inéditos oriundos de pesquisas acadêmicas;

 a) Teses: Trabalho acadêmico stricto sensu aprovado por banca de pós-graduação para obtenção do titulo de doutor com a linguagem acadêmica devidamente adaptada para publicação em livro;

 b) Dissertações: Trabalho acadêmico stricto sensu aprovado por banca de pós-graduação para obtenção do titulo de mestre com a linguagem acadêmica devidamente adaptada para publicação em livro;

2. Técnico-científica: Obras de divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos que não tenham caráter precipuamente didático;

3. Apoio didático-pedagógico: Obras voltadas para o suporte às diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes de educação formal e informal, sobretudo às ações de ensino, pesquisa e extensão. 

4. Coletânea de textos científicos e tecnológicos: Coletânea de diversos autores, organizado por intermédio de responsável pela obra, com artigos referentes ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por grupos de pesquisa, adaptado e estruturado em formato de livro.

 

 As propostas devem ter um número mínimo de páginas?

Sim, as propostas de livro devem ter no mínimo 50 páginas de acordo com o que determina a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no documento Considerações sobre a Classificação de Livros

 

Quem pode publicar?

As propostas podem ser submetidas por docentes, discentes e técnicos administrativos do IFPA e membros de grupos de pesquisa do IFPA cadastrados e certificados no CNPq e no SIGAA.

 

Como as obras são avaliadas?

Os projetos são  analisados tecnicamente no que se refere às especificações (formatação, formulários, qualidade das imagens, entre outros) apresentadas no Guia do autor , no disposto na Resolução Resolução IFPA/CONSUP nº 535/2021 e nas normativas aprovadas pelo Conselho Editorial. Os originais que não estiverem em conformidade com os critérios citados serão eliminados da disputa.
Após a análise técnica, os projetos serão analisados quanto ao mérito pelo Conselho Editorial da EdIFPA e avaliados por pareceristas às cegas (Pareceristas ad hoc que façam parte do nosso banco de pareceristas) quanto a:

1.Ineditismo

2.Adequação a linha editorial;

3. Clareza e Objetividade;

4. Rigor científico;

5. Qualidade acadêmica do texto;

6. Relevância do tema.

As obras podem ser recomendadas para publicação, recomendadas para publicação com ressalvas, caso o Conselho e/ou Pareceristas julguem ser necessário alterá-las, ou Não recomendada para publicação. As decisões do Conselho Editorial são soberanas. 

 

 

Como funciona o fluxo da Editora?

Após a aprovação da obra pelo Conselho Editorial da EdIFPA ou pareceristas ad hoc , o original passará para elaboração do projeto gráfico, capa e miolo, que definirá a forma material do livro a ser publicado, seu formato, papel, tipologia e diagramação, acabamento e tiragem (nas edições impressas) e as características da edição em formato digital (e-book) se for o caso. Essas decisões técnicas levarão em consideração o objetivo da obra, o público-alvo e os recursos financeiros disponíveis, visando produzir o melhor produto editorial possível.

Após a aprovação da proposta de capa e miolo pelo autor da obra/organizador, o livro passará por revisão, fechamento de arquivo, envio para gráfica, aprovação das provas e impressão pela gráfica, se for o caso. O autor terá direito a 10% do total de livros impressos pela EdIFPA. Os demais exemplares serão distribuídos para as bibliotecas dos campis do IFPA, em eventos em que a Editora seja expositora e para autoridades e professores do IFPA e dos demais Institutos Federais.

 

Os livros vão ser impressos?

A priori, todos as publicações aprovadas pelo Conselho Editorial vão ser publicadas em e-book no formato PDF. A impressão das obras vai depender de disponibilidade orçamentária e de decisão interna. 

 

A EdIFPA já tem livros publicados?

A Editora tem três títulos publicados atualmente: Às margens do Rio imaginário e fantástico nos assentamos e... Contamos, organizado por Silvia Sueli Santos da Silva e Wellingson Valente dos Reis; Etnografias do Afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação, organizado por Breno Rodrigo de Alencar e Maria Lilliana Arellanos Mares, e Ciência, Tecnologia e Meio ambiente na Amazônia, organizado Liz Carmen Silva-Pereira e Júlio Nonato Silva Nascimento. Os ebooks podem baixados gratuitamente aqui

 

 Os livros publicados pela EdIFPA podem ser vendidos? 

De acordo com a Resolução IFPA/CONSUP nº 535/2021, é vedada a venda de livros editados pela Editora do IFPA. 

 

Quais são os serviços editorais que podem ser solicitados para a EdIFPA?  

Conforme Resolução IFPA/CONSUP nº 535/2021, a Editora é responsável pelos serviços editorais de emissão de ISBN e ISSN para publicações editadas pelo IFPA, mesmo que estas não sejam de responsabilidade da EdIFPA, tais como revistas científicas, livros, anais de evento, entre outros.
A EdIFPA faz a gestão do International Standard Book Number (ISBN), prefixo editorial do IFPA. O International Standard Book Number (ISBN) é utilizado para publicações que não tenham periodicidade, ou seja, publicados uma única vez, mesmo que em várias edições revisadas.
O ISSN (International Standard Serial Number) é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência. Para mais informações sobre ISBN e ISSN.

 

Como entro em contato com a Editora? 

Qualquer dúvida a respeito de publicações ou serviços editorais serão respondidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (91) 993854788.

 

É missão de a Editora fomentar e promover a produção científica, técnica e cultural da comunidade acadêmica do IFPA, mas para isso é necessário a sua colaboração como autor. Envie já sua obra para avaliação e ajude a compartilhar o conhecimento produzido na Amazônia.

Fim do conteúdo da página
-->