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E-books aprovados na Chamada Interna 03/2017/PROPPG/IFPA

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 09h53 | Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 10h41 | Acessos: 2500

2019 

 

Às margens do Rio imaginário e fantástico nos assentamos e... Contamos!

Silvia Sueli Santos Da Silva e Wellingson Valente Dos Reis (Org.)

 

O livro discorre acerca das pesquisas realizadas entre os anos de 2015 e 2017. Os textos trazem como tema principal os saberes estéticos e culturais que perpassam a vida do homem amazônico e se manifestam em suas produções poético-literárias, cênicas e orais. A primeira parte da obra apresenta pesquisas baseadas em narrativas orais, com objetivo de investigar fenômenos contemporâneos do imaginário amazônico. A segunda parte da obra apresenta análises de obras literárias a partir de seu viés fantástico e de autores regionais que se inspiraram no imaginário amazônico. Esses textos mostram como os autores representaram cultura e identidade híbridas, dialogando com elementos universais.

 

 

Etnografias do afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação


Etnografías del afecto: construyendo relaciones de parentesco, alianza y sexualidad en sociedades en transformación

Breno Rodrigo de Alencar e Maria Lilliana Arellanos Mares (Org.)

Este livro é um projeto binacional dedicado à análise do caráter social das emoções. Baseada na coleta de dados etnográficos, a obra retrata a dinâmica das relações afetivas em diversos grupos étnicos e urbanos situados no México e no Brasil. Com especial atenção para as mudanças socioculturais e suas diferentes adaptações, dilemas, problemas e desafios enfrentados pelos interlocutores, os capítulos discutem as vivências afetivas por ocasião do namoro e do casamento; a relação entre emoções e o sistema linguístico de populações autóctones; o significado atribuído à alteridade em contextos homoafetivos; a agência feminina em situações de consentimento sexual; o caráter institucional e ideológico da conjugalidade heterossexual; e o simbolismo e reflexividade em torno da celebração do casamento.

 

 

Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia

 Liz Carmem Silva-Pereira e Júlio Nonato Silva Nascimento (Org.)

Esta é uma obra que retrata nuances do nosso território amazônico, considerando as riquezas naturais de um território que possui a maior biodiversidade do planeta, com suas potencialidades, dificuldades e especialmente, a sua diversidade cultural. É a natureza em sua plenitude, mas que dentro dela também habitam a pobreza, a exclusão, e os problemas ambientais. Deste modo, nos onze capítulos aqui apresentados, temos a produção científica de vinte e seis pesquisadores, entre docentes e discentes do GP Meio Ambiente e Saúde do IFPA, Campus Itaituba, e seus colaboradores, discutindo a riqueza do Bioma Amazônico e as contradições socioambientais nele ocorridas.

 

 

 2020

 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte I – Metodologias de ensino

 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte II  – Gestão institucional

 

 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte III - Produção discente

 

 

Os Livros Entendendo as Engrenagens da Educação Profissional parte I, II e III são uma realidade que se consolida após um árduo trabalho de formiguinha, que foi crescendo e toma corpo robusto quando profissionais de diversas áreas do conhecimento se unem com um objetivo comum, de elevar o nome do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus de Santarém, mostrando as ações coletivas, desenvolvidas pedagogicamente por seus profissionais e discentes. As obras têm o intuito de mostrar à comunidade santarena e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, resultados concretos da formação profissional nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e inovação, mantendo-se vigilante para a reorganização dos processos educativos, cidadania e mundo do trabalho.

 

Transformações na cultura escolar: a práxis curricular nas escolas municipais do campo dos Polos Piçarra e Itupiranga do Campus Rural de Marabá/IFPA

 

 

Esta obra é o resultado das pesquisas realizadas no Pós-Doutoramento em Estudos Curriculares na Universidade do Minho-Braga/Portugal, sob a orientação do Professor Catedrático José Pacheco.

A investigação levanta e reflete sobre as práticas curriculares dos professores do campo da rede municipal de Piçarra e de Itupiranga, à luz da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador de referência freireana, desenvolvidas polo Campus Rural de Marabá em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, por meio da parceria entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e as Prefeituras Municipal de Piçarra (PMP) e as Prefeituras Municipal de Itupiraga-Estado do Pará.

O livro significa o esforço em compreender em que medida o acesso à formação na área da Educação do Campo e do Currículo Interdisciplinar tem suscitado novas formas de seleção-organização-aplicação do conhecimento na atuação docente, a partir da política educativa e da ação dos gestores na rede municipal (equipes das secretarias e diretores de escola) e dos docentes na sua atuação para superação da cultura escolar centralizada, autoritária, fragmentada, conteudista e descontextualizada. Além disso, discute a ressonância da formação na transformação da cultura escolar.

O livro objetivou trazer à tona a experiência educativa protagonizada pelos gestores e pelos professores que se permitiram (re)construir a educação no seu município, tomando a concepção de Educação do e no Campo e o currículo interdisciplinar como referência. Neste sentido, apresenta os avanços, os desafios e as limitações à materialização da educação do campo e de práticas educativas dos professores das escolas do campo.

 

 

 

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