Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > E-books
Início do conteúdo da página

E-books aprovados na Chamada Interna 03/2017/PROPPG/IFPA

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 09h53 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 16h38 | Acessos: 1010

 

Às margens do Rio imaginário e fantástico nos assentamos e... Contamos!

Silvia Sueli Santos Da Silva e Wellingson Valente Dos Reis (Org.)

 

O livro discorre acerca das pesquisas realizadas entre os anos de 2015 e 2017. Os textos trazem como tema principal os saberes estéticos e culturais que perpassam a vida do homem amazônico e se manifestam em suas produções poético-literárias, cênicas e orais. A primeira parte da obra apresenta pesquisas baseadas em narrativas orais, com objetivo de investigar fenômenos contemporâneos do imaginário amazônico. A segunda parte da obra apresenta análises de obras literárias a partir de seu viés fantástico e de autores regionais que se inspiraram no imaginário amazônico. Esses textos mostram como os autores representaram cultura e identidade híbridas, dialogando com elementos universais.

 

Etnografias do afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação


Etnografías del afecto: construyendo relaciones de parentesco, alianza y sexualidad en sociedades en transformación

Breno Rodrigo de Alencar e Maria Lilliana Arellanos Mares (Org.)

Este livro é um projeto binacional dedicado à análise do caráter social das emoções. Baseada na coleta de dados etnográficos, a obra retrata a dinâmica das relações afetivas em diversos grupos étnicos e urbanos situados no México e no Brasil. Com especial atenção para as mudanças socioculturais e suas diferentes adaptações, dilemas, problemas e desafios enfrentados pelos interlocutores, os capítulos discutem as vivências afetivas por ocasião do namoro e do casamento; a relação entre emoções e o sistema linguístico de populações autóctones; o significado atribuído à alteridade em contextos homoafetivos; a agência feminina em situações de consentimento sexual; o caráter institucional e ideológico da conjugalidade heterossexual; e o simbolismo e reflexividade em torno da celebração do casamento.

 

 

Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia

 Liz Carmem Silva-Pereira e Júlio Nonato Silva Nascimento (Org.)

Esta é uma obra que retrata nuances do nosso território amazônico, considerando as riquezas naturais de um território que possui a maior biodiversidade do planeta, com suas potencialidades, dificuldades e especialmente, a sua diversidade cultural. É a natureza em sua plenitude, mas que dentro dela também habitam a pobreza, a exclusão, e os problemas ambientais. Deste modo, nos onze capítulos aqui apresentados, temos a produção científica de vinte e seis pesquisadores, entre docentes e discentes do GP Meio Ambiente e Saúde do IFPA, Campus Itaituba, e seus colaboradores, discutindo a riqueza do Bioma Amazônico e as contradições socioambientais nele ocorridas.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página