Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Acesse os E-books
Início do conteúdo da página

E-Books Publicados pela Editora do IFPA - EDIFPA

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 11h05 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 10h39 | Acessos: 6516
 
 
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)
POR MEIO DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO (PROPPG)
TÊM A HONRA DE APRESENTAR E DISPONIBILIZAR GRATUITAMENTE OS LIVROS LANÇADOS PELA EDITORA DO IFPA (EDIFPA)

  
 
 
 
©2024 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
TODOS OS DIREITOS DA PUBLICAÇÃO RESERVADOS.
 
 
 
 
Este livro comemorativo celebra o trabalho de 5 anos de funcionamento da Editora IFPA – EdIFPA, ao publicizar alguns dos projetos que vêm sendo desenvolvidos com destreza pela comunidade acadêmica nos 18 campi e na reitoria.
Em 2019, foram publicadas as primeiras obras. Desde então, a editora passou a ter um papel fundamental na divulgação do conhecimento científico gerado no IFPA, no registro de obras pelo prefixo editorial da instituição e, mais recentemente, tem se dedicado a estruturar a política de periódicos científicos institucionais.
Esta obra, em especial, vem coroar esses anos de efetivo funcionamento da EdIFPA. Nela, consta o resultado de pesquisas realizadas em todos os campi da instituição, que se faz presente nas mais diversas regiões do estado do Pará, abrangendo servidores e estudantes de diversas áreas do conhecimento, que se dedicam diuturnamente em prol do avanço científico e da efetiva transferência de conhecimento para a sociedade.
 
 
   

Tornar-se homem:
reconhecimento da identidade
psicológica transmasculina

Esta obra tematiza a experiência de homens transexuais em busca do
autorreconhecimento, seguida do reconhecimento social identitário. Elaboramos
um conjunto de ref lexões para desvelar alguns dos caminhos íntimos
percorridos pelos participantes da pesquisa. São depoimentos ricos que retratam
o percurso de configuração das identidades transmasculinas: suas experiências,
desafios, frustrações e alegrias obtidas na jornada pelo reconhecimento.
A obra é baseada na dissertação "percurso do reconhecimento…",
defendida no programa de pós-graduação em psicologia da Universidade
Federal do Pará.

   

 

 

 

 

Antropologia na Educação Básica
Volume 2

Este livro dá continuidade à coletânea sobre a Antropologia na
Educação Básica publicada em 2023 como resultado das atividades
de produção e divulgação acadêmica desenvolvidas por grupo de
pesquisa de mesmo nome. Na composição deste segundo volume
estão trabalhos que resultaram de comunicações orais
apresentadas no V Congresso da Associação Brasileira de Ensino de
Ciências Sociais, realizado em julho de 2022 na Universidade Federal
de Alagoas, e na 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada
entre agosto e de setembro de 2022 na Universidade Federal do
Paraná.

   

Educação & Educação física
questões contemporâneas

Trata-se de um livro que surgiu do acúmulo inicial de estudos no
grupo ao longo de seus primeiros cinco anos, e contou também com
a colaboração de pesquisadores parceiros, líderes de outros grupos
de pesquisa em outras instituições de ensino superior, os quais escreveram
textos resultados de suas pesquisas em autoria solo ou com
outros membros de seus grupos. Por sua vez, os membros do CAÊ
são vinculados internamente a três linhas de pesquisa, a saber: Epistemologia
e produção do conhecimento; Diversidade em educação;
Corpo, cultura corporal e práticas corporais. No âmbito de cada linha,
os membros produziram textos a partir de seus estudos, com ou sem
a parceria de outros membros.

 

 

 

 

As ações de estágio supervisionado da
Ledoc em situação pandêmica:
a experiência no Campus Rural de Marabá

Este e-book com o tema As ações de estágio supervisionado em situação
pandêmica: a experiência da Ledoc no IFPA Campus Rural de Marabá
discute sobre as experiências vivenciadas pelos estudantes da Licenciatura
em Educação do Campo – Ledoc, turma 2018, no período da pandemia da
covid-19.

 

Prática educativa e estágio na licenciatura
em educação do campo do IFPA:
uma práxis mediada pelo seminário
de tempo-comunidade

Este livro tem como finalidade apresentar subsídios orientadores às práticas
docentes dos professores que atuam no componente curricular que
atravessa o curso, denominado Prática Educativa no âmbito do curso de
licenciatura em Educação do Campo, Ledoc; e em outros dois, que a ele se
agregam nos últimos quatro semestres, quais sejam, Estágio Supervisionado
e Seminário de Sistematização e Socialização das Pesquisas de Tempos-
Comunidade/Estágio. 

 
     

Caminhos para diversidade - Deficiência e Inclusão (Volume I)

A coleção Caminhos para a Diversidade representa uma parceria entre três institutos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: IFRN, IFPA e IFPB. O primeiro volume da coleção traz trabalhos de pesquisa e relatos de experiência sobre as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão, permanência e êxito de estudantes com deficiência. 

 

Caminhos para diversidade - Relações de gênero e étnico-raciais na educação (Volume II)

A coleção Caminhos para a Diversidade representa uma parceria entre três institutos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: IFPA, IFRN e IFPB. O segundo volume apresenta resultados de pesquisa e experiências exitosas acerca das relações étnico-raciais e de gênero. Esse volume traz textos que propõem caminhos para pensar, agir e educar, na EPT, a partir de olhares plurais, a partir da própria diversidade que constitui a sociedade. 

     

Educação do campo e
pedagogia da alternância:
as experiências integradoras do
Instituto Federal do Pará -
Campus Rural de Marabá

Este livro reafirma a defesa da pedagogia libertadora fundamentada na metodologia de perspectiva dialética, a qual está referenciada na concepção de homem e de conhecimento construído pelo sujeito na sua relação com os outros homens e com o mundo.

 
 

Extensão no Marajó:
experiências exitosas do IFPA Campus Breves

Essa publicação mostra as vivências em terras marajoaras, que os extensionistas (professores e técnicos administrativos) do IFPA Campus Breves organizaram para mostrar, por meio de projetos executados, que é possível mudar cenários, abrir possibilidades, traçar caminhos que possibilitam o desenvolvimento da região, bem como, dentro desse percurso, promover também um ensino transformador aos discentes do Campus Breves, moradores da ilha, para que sejam, na sua essência, difusores de conhecimento na região.

     

Ensino fundamental do campo:
relatos de pesquisa dos estudantes das especializações em educação do campo no campus rural de Marabá,
Volume I

Este livro contém o resultado das pesquisas realizadas pelos estudantes dos cursos de especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo; e especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia do referido campus, sob a orientação do quadro docente desses cursos

 

 
 

Ensino fundamental do campo:
relatos de pesquisa dos estudantes das especializações em educação do campo no Instituto Federal do Pará campus rural de Marabá,
Volume II
 

Este livro contém o resultado das pesquisas realizadas pelos estudantes dos cursos de especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo; e especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia do referido campus, sob a orientação do quadro docente desses cursos

   

Antropologia na Educação Básica

Este livro é resultado de um esforço coletivo voltado à reflexão sobre a presença e as contribuições da Antropologia como área do conhecimento e recurso metodológico de ensino na educação básica.

 

Concepção do projeto institucional da
educação do campo do campus rural de Marabá

Este livro descreve o processo de concepção do projeto institucional de Educação do Campo do Campus Rural de Marabá (CRMB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que nomeia esta obra.

 
 
 
O livro tem como título Temas de Filosofia da Educação e Ensino Filosófico. Trata-se de um apanhado de temas diversos que dialogam entre si por meio de seu objeto comum, a formação filosófica. 
 

Gênero, Etnografias e Performances Rituais

O presente livro é uma coletânea de capítulos escritos por pesquisadores e pesquisadoras que participaram do Grupo de Trabalho “Gênero, etnografias e performances rituais”

 
 
Este livro trata a importância da proteção da propriedade intelectual para salvaguardar obras coreográficas. 
 

Manual de solicitação de registro de obra coreográfica na Fundação Biblioteca Nacional (FNB)

Este Manual é parte integrante do livro "Proteção de obras coreográficas: preservação da memória artística"

     
 
Neste livro, o leitor terá um bom entendimento sobre a educação profissional finlandesa, inclusive fazendo correlação com o sistema brasileiro. 
 
 
 
A coletânea de artigos de autores egressos de pós-graduação foi escrita durante a disciplina “Mito, imaginário e mito-poética amazônica”, turmas de 2017 e 2019.
 

 

©2021 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
TODOS OS DIREITOS DA PUBLICAÇÃO RESERVADOS.
 
  ​
 
 
O cenário político vivido na capital do Pará durante os anos 1920 demonstrou a intensa participação dos magazines na oposição e no apoio aos governantes
 

Educação: possibilidades de diálogos interdisciplinares

O livro Educação: possibilidades de diálogos interdisciplinares constitui um espaço de reflexões que expõe as apreensões, cuidados e preocupações próprias do campo educacional.

 

©2020 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
TODOS OS DIREITOS DA PUBLICAÇÃO RESERVADOS.
 
  ​
 
 
O Livro apresenta os resultados das ações educativas institucionalizadas, que impulsionam e transformam a educação profissional, técnica e tecnológica em Santarém.
 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte II  – Gestão institucional

A obra Entendendo as engrenagens da educação profissional vincula extraordinárias experiências, fruto de muita dedicação e trabalho e deixa um legado recebido e implantado com muito zelo e senso de responsabilidade para a sociedade Santarena e adjacências.

   
 
A partir de um trabalho robusto, o livro objetivou elevar o nome do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus de Santarém, mostrando as ações coletivas, desenvolvidas pedagogicamente por seus profissionais e discentes.
   Transformações na cultura escolar: a práxis curricular nas escolas municipais do campo dos Polos Piçarra e Itupiranga do Campus Rural de Marabá/IFPA
 
O livro objetivou trazer à tona a experiência educativa protagonizada pelos gestores e pelos professores que se permitiram (re)construir a educação no seu município, tomando a concepção de Educação do e no Campo e o currículo interdisciplinar como referência

 

©2019 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
TODOS OS DIREITOS DA PUBLICAÇÃO RESERVADOS.
 
  ​
 
 
O livro discorre acerca das pesquisas realizadas entre os anos de 2015 e 2017. Os textos trazem como tema principal os saberes estéticos e culturais que perpassam a vida do homem amazônico e se manifestam em suas produções poético-literárias, cênicas e orais.
 

Etnografias do afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação

Este livro é um projeto binacional dedicado à análise do caráter social das emoções. Baseada na coleta de dados etnográficos, a obra retrata a dinâmica das relações afetivas em diversos grupos étnicos e urbanos situados no México e no Brasil.

   
 
Esta é uma obra que retrata nuances do nosso território amazônico, considerando as riquezas naturais de um território que possui a maior biodiversidade do planeta, com suas potencialidades, dificuldades e especialmente, a sua diversidade cultural.
   

 

© INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
TODOS OS DIREITOS DA PUBLICAÇÃO RESERVADOS.
Fim do conteúdo da página
-->