Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro integrado de Pesquisa e Extensão

Encontro integrado de Pesquisa e Extensão

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 14h17
  • Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2016, 14h31

Nos dias 28 e 29 de março de 2016 foi realizado, pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Extensão do IFPA, o Encontro integrado de Pesquisa e Extensão com os Gestores dessas áreas nos Campi do Instituto Federal do Pará, onde foram discutidos pontos como a Normatização das atividades de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação no IFPA, além dos projetos e política de Extensão em âmbito institucional.

O evento foi aberto pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Profª Ana Paula Palheta Santana, onde foi apresentada a equipe da PROPPG e o Cronograma das atividades previstas para o 1º dia de reunião, que foi dedicado à discussão das ações relacionadas à pesquisa, pós-graduação e inovação. Em seguida a Pró-reitora de Extensão, Profª Mary Lucy Mendes Guimarães, também deu as boas vindas e frisou a importância das atividades estarem se realizando de forma integrada dentre as Pró-reitorias e estendida a todos os Campi do Instituto.

O evento prosseguiu com a apresentação das Resoluções aprovadas pela PROPPG no final de 2015 referente às atividades de pesquisa, realizada pela Coordenadora de Pesquisa da PROPPG, Profª Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro. A apresentação fez um panorama geral sobre a situação dos Grupos de Pesquisa no IFPA e apresentou os procedimentos de criação e manutenção dos mesmos, bem como orientou os gestores sobre as dúvidas surgidas sobre a comprovação das atividades de pesquisa, devido a recente aprovação do Regulamento de Carga horária docente no IFPA.

Em seguida, o Coordenador de Pós-Graduação da PROPPG, Profº Francisco Fialho Guedes Ferreira, apresentou os procedimentos para a criação de Cursos de Especialização Latu sensu no IFPA. Por fim a manhã se encerrou com a apresentação da Coordenação de Inovação, por meio de seu coordenador Saulo Rafael Silva e Silva, sobre os Desafios para o andamento da Inovação no IFPA e apresentou os tópicos da novidade da PROPPG para esse ano que é o lançamento do Edital de auxílio a projetos de inovação e pesquisa aplicada, onde valorizará a associação com outras Instituições de pesquisa e empresas para o desenvolvimento de pesquisas que desenvolvam tecnologias inovadoras.

Na parte da tarde houve a apresentação de cada campi presente, por meio de seus gestores sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da Pesquisa, pós-graduação e inovação, bem como o planejamento de cada Campus para o ano de 2016. Estiveram presentes representantes dos Campi Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Castanhal, Cametá, Tucuruí, Bragança, Marabá Industrial e Rural, Parauapebas, Paragominas, Conceição do Araguaia, Altamira, Santarém, Óbidos, Itaituba e o Campus avançado de Vigia.

O Magnífico Reitor do IFPA, Prof. Cláudio Alex Jorge da Rocha, esteve presente na parte da tarde, onde fez uma fala de agradecimento aos gestores e apresentou informações sobre os recursos disponíveis para a área da pesquisa e Extensão no ano de 2016.

O encontro foi bem avaliado pela equipe da PROPPG e pelos gestores presentes, pois se mostrou um ambiente de integração e trocas de experiências entre os campi, bem como foi sugerida uma maior forma de interação entre os mesmos. O encontro ocorreu no Auditório de Telecomunicação do IFPA Campus Belém.