Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Ultimas Notícias > NIT-IFPA participa do Projeto de Gestão de Propriedade Intelectual da Rede NAMOR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NIT-IFPA participa do Projeto de Gestão de Propriedade Intelectual da Rede NAMOR

  • Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h55
  • Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2016, 10h55
  • Acessos: 2352

Nesta semana a PROPPG, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica recebeu a Representante da Rede NAMOR Clarisse Andrade e o representante da Empresa Wilynka Paulo Mendonça para entrevistarem os pesquisadores do IFPA que tiveram projetos aprovados no Programa de Gestão de Propriedade Intelectual da Rede NAMOR, objeto da Chamada interna nº 01/2016/PROPPG.

No dia 5 de abril os entrevistadores estiveram presentes no Campus Belém, acompanhados do Coordenador do NIT no IFPA Saulo Silva, para conhecerem as atividades do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros que teve duas tecnologias selecionadas para participar do Projeto. O Núcleo foi apresentado pela Coordenadora Profª Helena Rocha onde ressaltou que o NEAB trabalha em uma de suas vertentes com o desenvolvimento de Tecnologias educacionais voltadas para a Educação básica. Essas tecnologias se apresentam como metodologias inovadoras para o ensino-aprendizagem e muitas delas são desenvolvidas na sala de aula pelos alunos dos cursos de Licenciatura e Especialização do IFPA.

Em seguida os criadores das tecnologias educacionais “Geografando Belém”, Isaias Gomes Junior e “Cumba” Petrus Soares Guimarães, apresentaram as referidas tecnologias e o contexto em que foram desenvolvidas, bem como as expectativas quanto ao desenvolvimento e aplicação das mesmas em possíveis transferências de tecnologia.

Entrevista no NEAB – IFPA Campus Belém.

No dia 7 de abril os entrevistadores foram até o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPA, sediado no Campus Castanhal, para realizar a entrevista dos demais projetos do IFPA. Pela manhã foi entrevistado o Professor Mauro Melo do Campus Bragança que está participando do projeto com as tecnologias intituladas “Estrutura de Captação de Sementes de Ostras Nativas do Gênero Crassostrea” e “Inseticida Natural de Base Agroecológica”.

 

Entrevista com pesquisadores do Campus Bragança.

 

Na parte da tarde, o pesquisador Luís Nery Rodrigues e o Bolsista Everton Castro apresentaram a tecnologia intitulada “Equipamento Determinador de umidade e Densidade do solo – DUSEA”. Foi apresentado o protótipo e feita a apresentação do diferencial da tecnologia em relação as similares existentes no mercado.

 

Entrevista com pesquisadores do Campus Castanhal.

Feitas as entrevistas, foi encerrada a primeira etapa do projeto que entrevistou os pesquisadores das 60 tecnologias selecionadas para essa 1ª fase. Após a análise das tecnologias serão selecionadas apenas 20 delas com potencialidade de proteção da propriedade intelectual e a partir daí seguirão para prospecção tecnologia visando a Transferência de Tecnologia.

 

 

Texto: Saulo Rafael Silva e Silva

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->