Página inicial > O que é? > Uncategorised > 1º Reunião dos Grupos de Pesquisa

1º Reunião dos Grupos de Pesquisa

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2015, 11h38 | Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 11h04 | Acessos: 1715

No dia 25 de junho de 2015 foi realizado, na Reitoria do IFPA, o 1º Encontro dos Grupos de Pesquisa do Instituto Federal do Pará, onde foram discutidos pontos como a Inovação tecnológica no âmbito do Instituto e a elaboração da Normatização dos grupos de pesquisa em âmbito institucional.

O evento foi aberto pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Ana Paula Palheta, onde foi apresentada a equipe e as ações da PROPPG realizadas e programadas para o restante do ano. Em seguida foi realizada uma apresentação do Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, Saulo Silva, onde  foi exposto aos pesquisadores as possibilidades de inovação e de proteção intelectual dos resultados das pesquisas realizadas.

O evento prosseguiu com a apresentação de estatísticas sobre a situação de organização e produção dos grupos de pesquisa do IFPA, realizada pela Coordenadora de Pesquisa da PROPPG, Profª Suezilde Ribeiro. A apresentação e discussão revelou a necessidade de se realizar a normatização  da criação e manutenção dos grupos de pesquisa na instituição.

Por fim foi realizada uma oficina pelo Profº Jaime Costa, sobre o cadastramento e operacionalização dos grupos de pesquisa no Sistema SIGAA do IFPA. O sistema está sendo organizado para contemplar as necessidades institucionais dos pesquisadores.

O IFPA possui atualmente 58 grupos de pesquisa regularmente castrados na plataforma do CNPq, nas áreas de Engenharia, Linguística, Letras e artes, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Exatas e da terra, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias,  em funcionamento nos campus de Belém, Castanhal, Abaetetuba, Bragança, Itaituba, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Marabá Rural e Santarém.

O encontro foi avaliado como positivo pela equipe da PROPPG e pelos professores pesquisadores presentes, pois se mostrou um ambiente de integração e trocas de experiências entre os grupos, sendo sugerido inclusive que a 2ª edição do encontro ocorra em breve. O encontro foi encerrado às 18:00h no prédio da Reitoria do IFPA.