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E-books publicados pela Editora IFPA

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 09h53 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 07h51 | Acessos: 4803

2019 

 

Às margens do Rio imaginário e fantástico nos assentamos e... Contamos!

Silvia Sueli Santos Da Silva e Wellingson Valente Dos Reis (Org.)

 

O livro discorre acerca das pesquisas realizadas entre os anos de 2015 e 2017. Os textos trazem como tema principal os saberes estéticos e culturais que perpassam a vida do homem amazônico e se manifestam em suas produções poético-literárias, cênicas e orais. A primeira parte da obra apresenta pesquisas baseadas em narrativas orais, com objetivo de investigar fenômenos contemporâneos do imaginário amazônico. A segunda parte da obra apresenta análises de obras literárias a partir de seu viés fantástico e de autores regionais que se inspiraram no imaginário amazônico. Esses textos mostram como os autores representaram cultura e identidade híbridas, dialogando com elementos universais.

 

 

Etnografias do afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade em sociedades em transformação


Etnografías del afecto: construyendo relaciones de parentesco, alianza y sexualidad en sociedades en transformación

Breno Rodrigo de Alencar e Maria Lilliana Arellanos Mares (Org.)

Este livro é um projeto binacional dedicado à análise do caráter social das emoções. Baseada na coleta de dados etnográficos, a obra retrata a dinâmica das relações afetivas em diversos grupos étnicos e urbanos situados no México e no Brasil. Com especial atenção para as mudanças socioculturais e suas diferentes adaptações, dilemas, problemas e desafios enfrentados pelos interlocutores, os capítulos discutem as vivências afetivas por ocasião do namoro e do casamento; a relação entre emoções e o sistema linguístico de populações autóctones; o significado atribuído à alteridade em contextos homoafetivos; a agência feminina em situações de consentimento sexual; o caráter institucional e ideológico da conjugalidade heterossexual; e o simbolismo e reflexividade em torno da celebração do casamento.

 

 

Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia

 Liz Carmem Silva-Pereira e Júlio Nonato Silva Nascimento (Org.)

Esta é uma obra que retrata nuances do nosso território amazônico, considerando as riquezas naturais de um território que possui a maior biodiversidade do planeta, com suas potencialidades, dificuldades e especialmente, a sua diversidade cultural. É a natureza em sua plenitude, mas que dentro dela também habitam a pobreza, a exclusão, e os problemas ambientais. Deste modo, nos onze capítulos aqui apresentados, temos a produção científica de vinte e seis pesquisadores, entre docentes e discentes do GP Meio Ambiente e Saúde do IFPA, Campus Itaituba, e seus colaboradores, discutindo a riqueza do Bioma Amazônico e as contradições socioambientais nele ocorridas.

 

 

 2020

 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte I – Metodologias de ensino

 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte II  – Gestão institucional

 

 

Entendendo as engrenagens da educação profissional Parte III - Produção discente

 

 

Os Livros Entendendo as Engrenagens da Educação Profissional parte I, II e III são uma realidade que se consolida após um árduo trabalho de formiguinha, que foi crescendo e toma corpo robusto quando profissionais de diversas áreas do conhecimento se unem com um objetivo comum, de elevar o nome do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus de Santarém, mostrando as ações coletivas, desenvolvidas pedagogicamente por seus profissionais e discentes. As obras têm o intuito de mostrar à comunidade santarena e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, resultados concretos da formação profissional nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e inovação, mantendo-se vigilante para a reorganização dos processos educativos, cidadania e mundo do trabalho.

 

Transformações na cultura escolar: a práxis curricular nas escolas municipais do campo dos Polos Piçarra e Itupiranga do Campus Rural de Marabá/IFPA

 

 

Esta obra é o resultado das pesquisas realizadas no Pós-Doutoramento em Estudos Curriculares na Universidade do Minho-Braga/Portugal, sob a orientação do Professor Catedrático José Pacheco.

A investigação levanta e reflete sobre as práticas curriculares dos professores do campo da rede municipal de Piçarra e de Itupiranga, à luz da proposta curricular interdisciplinar via tema gerador de referência freireana, desenvolvidas polo Campus Rural de Marabá em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, por meio da parceria entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e as Prefeituras Municipal de Piçarra (PMP) e as Prefeituras Municipal de Itupiraga-Estado do Pará.

O livro significa o esforço em compreender em que medida o acesso à formação na área da Educação do Campo e do Currículo Interdisciplinar tem suscitado novas formas de seleção-organização-aplicação do conhecimento na atuação docente, a partir da política educativa e da ação dos gestores na rede municipal (equipes das secretarias e diretores de escola) e dos docentes na sua atuação para superação da cultura escolar centralizada, autoritária, fragmentada, conteudista e descontextualizada. Além disso, discute a ressonância da formação na transformação da cultura escolar.

O livro objetivou trazer à tona a experiência educativa protagonizada pelos gestores e pelos professores que se permitiram (re)construir a educação no seu município, tomando a concepção de Educação do e no Campo e o currículo interdisciplinar como referência. Neste sentido, apresenta os avanços, os desafios e as limitações à materialização da educação do campo e de práticas educativas dos professores das escolas do campo.

 

2021

 

Educação: possibilidades de diálogos interdisciplinares  

 

 

O livro Educação: possibilidades de diálogos interdisciplinares constitui um espaço de reflexões que expõe as apreensões, cuidados e preocupações próprias do campo educacional. Ao desvelar a conjuntura em entorno de cada área do conhecimento, as ações empreendidas indicam perspectivas interdisciplinares, capazes de transformar a práxis pedagógica. O reconhecimento da possibilidade de diálogos entre as várias áreas do conhecimento implica, antes de tudo, estar aberto a questionar as mudanças próprias do movimento da história. Isso pressupõe se assentar como agente de mudanças individuais e coletivas, sem procurar justificativas para as mazelas provenientes das ideologias nos sistemas de ensino, nas metodologias e nas diversificadas formas de avaliar os estudantes. Permitir transformações e mudanças na educação, visto que esta regula normas e pensamentos de condutas, implica construir e reconstruir, individualmente, conceitos formulados a partir dos diálogos presentes no tecido social. Isso demanda coragem e a capacidade de se desconstruir e inovar dentro da estrutura educacional, propondo uma práxis que flexibiliza objetivos, limites e ultrapassa a forma de pensar, centrada apenas em um período histórico. As mudanças na função da educação devem sempre considerar as possibilidades e necessidades a partir deste movimento da história, que demanda novas posições diante do novo, ao considerar as exigências do conhecimento de cada tempo histórico e os diálogos de cada época que sustentam o ato de aprender e ensinar. As perspectivas teórico-conceituais dos autores têm em comum Apresentação 14 a interdisciplinaridade dessas várias vozes, que ressignificam ações dentro do processo de ensino-aprendizagem e destacam as exigências do sistema educacional. Os textos, capítulos deste livro, são experiências vividas pelos autores em suas áreas de formação/pesquisa ou originárias de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação que são relevantes para a educação. Aqui encontraremos as visões de formadores que têm a preocupação de ofertar a cada dia um ensino que transforme a prática docente, que inove e consiga representar ações de respeito às diversidades, identidades e se firme na aprendizagem das mudanças em curso no planeta.

 

O lápis endiabrado: Andrelino Cotta e a caricatura em Belém do Pará nos anos 20 

 

 

O cenário político vivido na capital do Pará durante os anos 1920 demonstrou a intensa participação dos magazines na oposição e no apoio aos governantes. Contudo, aqueles que faziam oposição ao governo corriam o risco de serem perseguidos, eram ameaçados ou sofriam violência física. Talvez por isso, em vários momentos, o jovem caricaturista Andrelino Cotta não tenha assinado os seus trabalhos. Assim, a maior parte das imagens sem assinatura apresenta elementos gráficos próximos das imagens assinadas por Cotta. Outro ponto interessante reside na participação ativa de diversos artistas ocupando espaços nas redações dos periódicos, manifestando seu posicionamento crítico pelas letras, crônicas e imagens. Os magazines mostraram-se extremamente atraentes para os jovens intelectuais, que, em muitas ocasiões, seguiam os caminhos traçados pelos mais velhos e passavam a ocupar postos importantes dentro dos semanários. Cotta, por exemplo, na década de 1930, chegou à condição de redator artístico, o que possibilitou uma atuação de maior alcance. Produziu imagens visando ao circuito comercial, com propagandas dos produtos que eram consumidos no mercado local. Mesmo assim, a sua presença nas redações dos jornais demonstrou a necessidade de ocupar posição firme no dia a dia local, nacional e internacional. O caricaturista cametaense tornou-se um dos principais nomes desse tipo de arte no jornal Estado do Pará e nas revistas A Semana e Belém Nova.

 

2022

 

Acalantos da mãe d’água - mito, imaginário e mito-poética amazônica

 

 

A coletânea de artigos de autores egressos de pós-graduação foi escrita durante a disciplina “Mito, imaginário e mito-poética amazônica”, turmas de 2017 e 2019. A obra divide-se em duas partes: “Saberes culturais e interfaces com o imaginário amazônico” e “Imagem e narrativa mito-poética na Amazônia”. Os textos analisam e descrevem a mito-poética amazônica, o imaginário e suas manifestações. O conjunto das pesquisas representa o compromisso de jovens pesquisadores com os saberes e expressões culturais da região, traduzidos pelo imaginário mito-poético, como negação dos modelos etnocêntricos.

 

Educação Profissional na Finlândia - Um país que priorizou a educação

 

 

Neste livro, o leitor terá um bom entendimento sobre a educação profissional finlandesa, inclusive fazendo correlação com o sistema brasileiro. Não é um trabalho qualquer. É fruto de um aprendizado único, a partir de uma imersão na Finlândia, feito pelo professor José Pinheiro de Queiroz Neto, do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, que não apenas estudou teoricamente o sistema finlandês, mas também visitou escolas e dialogou com professores e estudantes finlandeses. Não bastasse isso, é um professor ímpar. Conheço sua trajetória na educação profissional. Professor experiente e comprometido, também ocupou importantes espaços de gestão no IFAM, como direção-geral de campus e pró-reitoria. Possui experiência e conhecimentos que o colocam em uma posição privilegiada para contribuir conosco, professores brasileiros que desejam ser cada vez melhores em sala de aula e na gestão escolar!

 

 Gênero, Etnografias e Performances Rituais

 

 

O presente livro é uma coletânea de capítulos escritos por pesquisadores e pesquisadoras que participaram do Grupo de Trabalho “Gênero, etnografias e performances rituais”, que teve lugar durante a realização da VI Reunião Equatorial de Antropologia, ocorrida na cidade de Salvador, Bahia, em dezembro de 2019. A obra tem como objetivo princi-pal reunir trabalhos realizados nas regiões Centro-Sul, Nordeste e Norte do Brasil, a fim de divulgar pesquisas antropológicas que têm na etnografia um recurso teórico-metodológico fundamental para compreender as imbricações existentes entre as relações de gênero e as performances rituais em diferentes contextos sociais.

 

Proteção de obras coreográficas: preservação da memória artística

 

 

Este livro trata a importância da proteção da propriedade intelectual para salvaguardar obras coreográficas. Trazendo uma conversa entre as duas esferas, através da legislação existente, bem como de autores das áreas de direito e dança, que são apresentados para demonstrar sobre de que forma a propriedade intelectual, mais especificamente os direitos autorais, são ferramentas relevantes para a proteção de processos criativos em dança.
Este livro pretende ser um instrumento de disseminação de informação sobre a proteção de obras coreográficas e quem sabe, a origem de alterações no modo como a temática é tratada pelos órgãos, instituições e profissionais envolvidos na cena local e nacional.

 

Manual de solicitação de registro de obra coreográfica na Fundação Biblioteca Nacional (FNB)

 

 

 

Este Manual é parte integrante do livro "Proteção de obras coreográficas: preservação da memória artística". 

 

Temas de filosofia da educação e ensino filosófico

 

 

O livro tem como título Temas de Filosofia da Educação e Ensino Filosófico. Trata-se de um apanhado de temas diversos que dialogam entre si por meio de seu objeto comum, a formação filosófica. A filosofia da educação e o ensino filosófico são inseparáveis, pois todo método de ensino filosófico tem uma teoria que o sustenta e tal teoria é ressignificada toda vez que o método é aplicado e questionado, em suma, vivido. O ensino filosófico é prova de que a tradição filosófica se atualiza dia após dia, dado que aqueles que se põem à atividade do filosofar, refletem o que foi dito pela tradição filosófica e disso formam seus próprios pensamentos filosóficos.

 

 

 

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